Fundamentos contabilidade
[pic]
CAMPUS TORRES
DISCIPLINAS:
Fundamentos de Contabilidade
Estrutura e Análise das demonstrações Contábeis
Professor: Lauro Matos
CAPÍTULO 01
CONTABILIDADE
CONCEITO - CAMPO DE APLICAÇÃO
Necessidade das pessoas físicas e/ou jurídicas manterem controle em relação ao patrimônio que possuem visando facilitar a análise do mesmo e sua variação ao longo de um período.
1.1 CONCEITO
“É uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do patrimônio da empresa.”
Osni Moura Ribeiro – Contabilidade Básica, Editora Saraiva.
“ É a ciência que estuda, controla e interpreta os fatos corridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.”
Hilário Franco –Contabilidade Geral, Editora Atlas.
“ É a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica.”
Conceito oficial formulado no 1º congresso Nacional de Contabilistas em 1924 RJ.
1.2 - CAMPO DE APLICAÇÃO
O surgimento da contabilidade aconteceu em 1494, na Itália, quando Frei LUCCA PACIOLLI, inventou o método das partidas dobradas.
O Objeto da contabilidade é o patrimônio das entidade econômico-administrativas. Já o objetivo da contabilidade é permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômico-administrativas.
O campo de aplicação da contabilidade abrange todas as entidades com ou sem fins lucrativos, sejam elas regidas pelo direito privado( empresas privadas) ou pelo direito público(empresas públicas).Portanto, o mesmo abrange todas as entidades econômico-administrativas que são organizações que reúnem