FUNDAMENTOS BIOLOGICOS CLARETIANO
2. O tecido epitelial é constituído por células justapostas, isto é, intimamente aderidas umas às outras, formando uma camada celular contínua com pouquíssimo material extracelular.
3. Epitélio de revestimento: Revestem as superfícies externas e as cavidades do corpo, como pele, cavidade bucal, tubo digestório, mucosas das fossas nasais árvore respiratória etc.
Epitélio glandular: São formados por células com capacidade de secreção, como, por exemplo, glândulas salivares e sudoríparas.
4. O tecido conjuntivo caracteriza-se pela presença de diversos tipos celulares separados por abundante material extracelular ou matriz celular. Do ponto de vista funcional, o tecido conjuntivo proporciona a sustentação estrutural e metabólica para os tecidos e órgãos do corpo humano, estabelece a integração entre os diferentes tecidos corporais, bem como regula a troca de nutrientes, gases e metabólitos entre os tecidos e sistema circulatório. Também está envolvido no armazenamento de gorduras em seus adipócitos e participa das defesas do organismo, fazendo uma barreira contra a entrada de micro-organismo e participando do sistema imune, por meio de suas células.
5. Tecido conjuntivo propriamente dito, tecido conjuntivo com propriedades especiais, tecido ósseo e tecido cartilaginoso.
6. Fibroblastos, macrófagos, mastócito, plasmócito, leucócito e células adiposas.
7. Fibras colágenas, elásticas e reticulares.
8. Cartilagem hialina, elástica e fibrosa.
9. Células osteogênicas: São importantes para o crescimento e para a reparação óssea.
Osteoblastos: Produzem a parte orgânica da matriz óssea, as fibras colágenas, e outros elementos de matriz óssea não mineralizada. Alguns osteoblastos sintetizam a matriz ao seu redor, ficando aprisionados por ela, tornando-se um osteócito.
Osteócitos: São essenciais para a manutenção da matriz óssea.
Osteoclastos: Sua principal função é reabsorver a matriz óssea,