Fundamentação da Metafísica dos Costumes Immanuel Kant
2. Influênc ia em filósofos como: Heidegger, Jaspers, Sartre, Merleau-Ponty
3. Contexto: A fenomenologia pretende ter uma resposta à crise das ciências humanas e da filosofia já visível no século XIX. O racionalismo e o positivismo foram insuficientes para tirá-las da crise.
4. O racionalismo enfatiza o papel atuante do sujeito que conhece, e o positivismo privilegia a determinação do objeto conhecido. Com isso se separa o corpo-espírito e homem-mundo.
5. Crítica ao Racionalismo: não há pura consciência separada do mundo, mas toda consciência tende para o mundo, toda consciência é consciência de alguma coisa.
6. Crítica ao Positivismo: não há objeto em si já que o objeto só existe para um sujeito que lhe dá significado. Não percebo o mundo como um dado bruto, desprovido de significados; o mundo que percebo é um mundo para mim.
7. A fenomenologia propõe ser uma crítica da visão do homem como um objeto determinado casualmente por fatores independentes de sua vontade. 8. Por que o nome fenomenologia: do grego clássico "phainomai" = o que aparece. Então, a fenomenologia aborda os objetos do conhecimento tais como aparecem, isto é, como se apresentam à consciência. Isso significa que deve ser desconsiderada toda indagação a respeito de uma realidade