Fundamentalismo
Segundo a teoria da evolução de Darwin, os seres vivos mudam com o tempo. Para ele todos os animais de sangue quente tinham evoluído a partir de um mesmo filamento vivo, animado por Deus. Em 1809 o naturalista francês Jean B. Lamark formulou sua teoria comportamental da evolução dando ênfase a modificação da forma corporal de um animal através de seus esforços de adaptação ao ambiente, herdadas pelas gerações seguintes. Em meados da década de 1800, um geólogo britânico chamado Charles Lyell apresentou sua teoria geológica ao afirmar que a terra tinha passado por vários estágios de desenvolvimento até alcançar sua atual estrutura.
Darwin esperou vinte e dois anos até apresentar sua obra ao mundo, pois, sabia que sua obra era revolucionária e desejava ter certeza de que, quando ele a publicasse, ela tivesse provas suficientes em seu apoio. Para Darwin, um processo de seleção natural resulta na sobrevivência dos organismos mais bem preparados para o se ambiente e na eliminação dos que não se ajustam. Este processo é uma contínua luta pela sobrevivência e os que sobrevivem são aqueles que fizeram adaptações e ajustes bem sucedidos de acordo com as circunstancias ambientais a que estão expostas. Assim aquelas espécies que não conseguem adaptarem-se não sobrevivem.
Os psicólogos que foram influenciados pela teoria de Darwin e por sua ênfase nas funções da consciência tornaram-se mais ecléticos no que se refere a métodos de pesquisa. A teoria da