FUNDAMENTA O TE RICA Pr Tica Da Velocidade Das Rea Es
É uma grandeza que representa como a reação se desenvolve ao longo do tempo, ou seja, quanto de reagente se transforma em produto num determinado tempo. Quanto maior a velocidade de reação, menos tempo se leva para transformar reagentes em produto.
Teoria das colisões:
Os átomos das moléculas dos reagentes estão sempre em movimento gerando muitas colisões. Parte destas colisões aumenta a velocidade da reação química. Quanto mais choques com energia e geometria adequada houver, maior a velocidade da reação.
Energia de ativação:
É a energia mínima que os reagentes precisam para que inicie a reação química. Esta energia mínima é necessária para a formação do complexo ativado.
Quanto maior a energia de ativação mais lenta é a reação, pois aumenta a dificuldade para que o processo ocorra.Quanto menor a energia de ativação menor a “barreira” de energia, logo, mais colisões efetivas e, portanto uma reação mais rápida.
Gráficos exotérmicos e endotérmicos:
Endotérmico:
ΔH >0(reação positiva e endotérmica)
Exotérmico:
ΔH<0(reação negativa e exotérmica)
Fatores que interferem na velocidade :
1)Temperatura:A temperatura está ligada à agitação das moléculas. Quanto mais calor, mais agitadas ficam as moléculas. Se aumenta a temperatura, aumenta a energia cinética das moléculas (movimento). Se as moléculas se movimentam mais, elas se chocam mais e com mais energia, diminuindo a energia de ativação e em consequência, aumenta o número de colisões efetivas e portanto a velocidade da reação também aumenta.
2)Superfície de contato: A área de contato entre os reagentes também interfere na velocidade das reações químicas. Quanto maior a superfície de contato, maior o número de moléculas reagindo, maior o número de colisões eficazes e portanto, aumenta a velocidade da reação.Uma substância em pó reage mais rápido do que uma substância inteira porque possui maior superfície de contato.
3)Pressão:Pressão é a razão entre força e área, ou seja, fazer força sobre