FUNDAJ RELIGIAO CAPOEIRA
ESPECIALIZAÇÂO EM POLITICAS DA IGUALDADE RACIAL NA ESCOLA
DISCIPLINA – RELIGIÕES AFRO – BRASILEIRA: PRÁTICA E REPRESENTAÇÕES
CURSISTAS – ROMARIO HENRIQUE SOUZA DE ALMEIDA ROSIMERE MARIA DA SILA VERA LÚCIA RAMOS DA SILVA
ATIVIDADE AVALIATIVA - A CAPOEIRA
Capoeira expressão cultural que mistura luta,dança, cultura popular, músicas. Trazida para o Brasil pelos escravos africanos e seus descendentes, é caracterizado por movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés e mãos, elementos ginásticos- acrobático ,característica que a distingue das lutas é o fato de ser acompanhada por musicas.
Inicialmente desenvolvida para ser uma defesa, era ensinada aos negros cativos por escravos que eram capturados e voltavam aos engenhos. Os movimentos de luta foram adaptados as cantorias africanas e ficaram mais parecidos com uma dança, permitindo assim que treinassem nos engenhos sem levantar suspeitas dos capatazes.
A homogeização dos povos africanos sob a opressão escravocrata foi desenvolvida no Brasil como forma de resistir aos seus opressores, praticadas em segredo para segurança de suas artes, transmissão de sua cultura.
A capoeira possui relação muito intima com o candomblé como citou o contra mestre entrevistado o “Fumaça”, assim batizado pelo candomblé para exercer a função de conduzir o grupo capoeirista “Fumaça no Axé” a ele confiado pela entidade invocada no terreiro de candomblé do município. Dizendo ainda que sua visão de mundo advindo da capoeira se expressa através dos orixás cultuados nos rituais de candomblé.
Em algumas regiões muitos capoeiristas ocupam lugares de destaque nos rituais como “filho de entidade ou como incorporadores das mesmas. A semelhança que há entre a capoeira e o candomblé é algo impressionante e que pode ser claramente observada, pois ambos contemplam um ritual de consagração a liberdade, camaradagem e alegria e suas raízes expressam religiosidade,