FUNCIONALISMO
Cordenação do Curso de Pedagogia
Disciplina: Fundamentos da Educação I
Professor: Maria Oneide Lino da Silva
Josineuma Pereira da Silva
O que é Educação
(Carlos Brandão)
Teresina 2013
Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja,ou na escola, de um modo ou de muitos todos nos envolvemos pedaços vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e- ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com educação.
A educação pode existir livre e, entre todos, pode ser uma das maneiras que as pessoas criam para tornar comum, como saber, como idéia, como crença, aquilo que é comunitário como bem , como trabalho ou como vida. A educação é, com outras uma fração do modo de vida dos grupos sociais, formas de educação que produzem e praticam, para que elas produzem, entre todos os que ensinam-e-aprendem, o saber que atravessa as palavras da tribo , os códigos sociais de conduta, as regras do trabalho.
Educação é um dos meios de qual os homens lançam mão para criar guerreiros ou burocrático. Ela ajuda a pensar tipos de homens . Mais do que isso, ela ajuda a criá-los, através de passar de uns para outros o saber que os constitui e legitima, educação participa do processo de produção de crenças e idéias, de qualificação e especialidades que envolvem as trocas de símbolos, bens e poderes que, em conjunto, constroem tipos de sociedade. A educação existe no imaginário das pessoas e na ideologia dos grupos sociais e, ali, sempre se espera, de dentro, ou sempre se diz para fora, que a sua missão e transformar sujeitos e mundos em alguma coisa melhor, de acordo com as imagens que se tem de uns e outros: ¨. . . e deles faremos homens¨ Mas na prática, a mesma educação que ensina