Análise Semiótica
"O REI LEÃO"
Objetivo
Identificar e classificar o potencial dos signos da capa do filme "O Rei Leão".
Linguagem Impressa
Dimensões aproximadas da embalagem do produto: 19x14x2cm
Peso aproximado da embalagem com o produto (kg): 300g
Feito de papel couché, papel especial próprio para uso na indústria gráfica.
1- Signos (Identificação)
Personagens:
Simba
Simba é um pequeno filhote de leão e filho de Mufasa. Sua pelugem vem na cor bege amarelado. Por ser um filhote, Simba mostra-se aparentemente indefeso e assustado, com um certa expressão de dúvida, curiosidade e ingenuidade.
Mufasa
Mufasa é um leão adulto que apresenta uma longa juba característica dos machos. A juba tem formas onduladas que caem sobre o corpo de forma graciosa. Sua face sugere a representação da beleza (corado, alegre, claro, quente) e que transmite uma mensagem de bom pai, de bom rei e que sabe transmitir boas energias e aconselhamentos.
Ele está com uma postura marcante e favorecida em relação o conteúdo da capa ao todo, simbolizando benevolência. Sua pelugem é unicolor de coloração castanha. O sol ilumina o rosto de Mufasa, enquanto o resto de seu corpo se mescla com o pôr-do-sol no fundo. Rafiki
Rafiki é um mandril, um primata encontrado na África que é reconhecido pela sua pelagem pardo-olivácea, a face e nádegas coloridas de vermelho e azul, os lados do focinho azul-cobalto e a barbicha e os flancos de cor amarela ou laranja. Rafiki está com Simba em suas mãos, mirando-o para a luz do Sol, o que dá a entender que ele tem um certo dom, que é sábio e respeitado no que faz.
Scar
Scar está posicionado atrás de Pumba, com a expressão malévola. Em comparação com Mufasa, que também é leão, percebemos que Scar tem uma certa fragilidade física que denota o feio, a derrota. Scar tem uma juba preta, cor diferenciada dos demais leões, o formato de seu rosto é menos arredondado do que os dos personagens com “caráter”,