Fun O Das Linguagens
Minas Gerais/BH
Maio-2014
1
Funções da linguagem
Professora: Nasle cabana
Matéria: leitura e produção de texto
Turma NIN2
Turno: noite
Curso: Negócios imobiliários. Faculdade Facisa BH
Minas Gerais 27/05/2014
1
Introdução
O trabalho fala sobre: funções da linguagem, explica cada umas delas, fala das suas características, mostrando exemplos de fácil compreensão mostrando como aplicar e identificar cada uma das funções da linguagem, .
Metalinguística
1. Metalinguística Por Débora Carneiro da Silva Siqueira (SP) em 31-03-2009
É a utilização do código para falar dele mesmo: uma pessoa falando do ato de falar, outra escrevendo sobre o ato de escrever, palavras que explicam o significado de outra palavra. Que ocorre quando o destaque é dado ao receptor. Suas principais características são:
Verbos no imperativo; verbos e pronomes na segunda ou terceira pessoas; tentativa de convencer o receptor a ter um determinado comportamento; presença predominante em textos de publicidade e propaganda.
É a função que ocorre quando o destaque é dado ao código. Numa situação em que um linguista define a língua, observa-se que, para conceituar um termo do código, ele usou o próprio código, ou seja, definiu 'língua' usando a própria língua. Também ocorre metalinguagem quando o poeta, num texto qualquer, reflete sobre a criação poética; quando um cineasta cria um filme tematizando o próprio cinema; quando um programa de televisão enfoca o papel da televisão no grupo social; quando um desenhista de quadrinhos elabora quadrinhos sobre o próprio meio de comunicação, etc. Em todas as situações citadas, percebe-se o uso do código.
O exemplo mais definitivo desse tipo de função são as aulas de gramática, os livros de gramática e os dicionários da língua.
Identificamos a Metalinguística, observando o seguinte contexto: Usa a linguagem para falar dela mesma. É a palavra comentando a palavra, o cinema falando do cinema, a pintura expressando a pintura. Estas funções