Fun O De Linguagem
Referencial ou denotativa: Quando o objetivo da mensagem é a transmissão de informação sobre a realidade ou sobre um elemento a ser designado. Notícia de jornal transmite uma informação em uma linguagem bem objetiva. Exemplo:
"Pesquisadores do Instituto Roslin, nos arredores de Edimburgo, Escócia, produzem, em fevereiro de 97, Dolly, clone de ovelha geneticamente manipulado. Os cientistas escoceses fundiram um óvulo não fecundado com uma célula doada pela ovelha que queriam copiar."
Emotiva: Quando o objetivo da mensagem é a expressão das emoções, atitudes, estados de espírito do emissor com relação ao que fala.
Ouvinte/telespectador toma conhecimento da notícia sobre a clonagem e expressa seu espanto: "Puxa vida! Que loucura! Onde será que isto vai parar?" Poética: Quando o objetivo da mensagem é explicitar um trabalho de elaboração feito sobre a própria forma da linguagem para provocar um efeito de sentido no receptor que ultrapassa o signo (significante + significado). Trata-se de um efeito artístico.
Texto de Vinicius de Moraes
"É uma velha mesa esta sobre a qual hoje bato a minha crônica. Pouco mais de um metro por uns quarenta centímetros de largura. Doce reverte, velha mesa, depois de tanto, tanto tempo. Como a ti, andaram me polindo.” Carta de Graciliano Ramos a Heloísa Ramos (carta de 04/02/1928) "Dizes que brevemente serás a metade de minha alma. A metade? Brevemente? Não: já agora és, não a metade, mas toda. Dou-te a alma inteira, deixa-me apenas uma pequena parte para que eu possa existir por algum tempo e adorar-te."
Conativa ou apelativa: Quando o objetivo da mensagem é persuadir o destinatário, influenciando em seu comportamento.
DROGAS, NEM MORTO! O mundo das drogas percorre um caminho arriscado, e na maioria das vezes, sem volta. É preciso parar e pensar nos danos causados a saúde e também no convívio social. Em instantes, uma atitude impensada pode ocasionar muitos erros e trazer arrependimentos para a vida