Fun Es Hidrogenadas 2
São
conhecidos alguns milhares de hidrocarbonetos. As diferentes características físicas são uma consequencia das diferentes composições moleculares. Contudo, todos os hidrocarbonetos apresentam uma propriedade comum: oxidam-se facilmente liberando calor.
Os hidrocarbonetos naturais formam-se a grandes pressões no interior da terra e são trazidos para zonas de menor pressão através de processos geológicos, onde podem formar acumulações comerciais (petróleo, gás natural, carvão etc.).
Os hidrocarbonetos tem uma série de cadeias sendo divididos em:
Hidrocarbonetos alifáticos: neles, a cadeia carbônica é acíclica, sendo subdividido em hidrocarbonetos cíclicos que possuem pelo menos uma cadeia fechada.
Alcanos - Propano, por exemplo, é usado no queimador de gás propano, e butano em isqueiros descartáveis. Os dois alcanos são usados como propelentes (jatos) em sprays aerosol. Alcanos com uma cadeia de aproximadamente 35 ou mais átomos de carbono são encontrados em betume, utilizado, por exemplo, na superfície das estradas.
Alcanos
, propano e butano, principais componentes do GLP (Gás liquefeito de Petróleo ou
"gás de botijão"). Estes gases líquidos são usados em isqueiros etc.
Alcenos - Os alcenos raramente ocorrem na natureza. O mais comum é o eteno, produzido durante o amadurecimento das frutas. Outro alceno é o octadeceno, presente no fígado de peixes. Já um dos componentes da casca do limão é um octeno.
Alcenos - eteno (ou etileno) é um fitormônio
(amadurecimento de frutos), também usado na fabricação de polietileno.
Alcinos - O acetileno (que pertence à classe dos alcinos e também conhecido como etino) é usado em grande escala na fabricação de borrachas sintéticas, plásticos, como o PVC e
PVA, e ainda de fios têxteis para a produção de tecidos. Também, uma