Fumos Met licos
E
PREVENÇÕES
INTRODUÇÃO
Controle de riscos ocupacionais se faz ou se aplica para neutralizar a agressividade dos riscos, peculiares ou inerentes ás atividades humanas, com o intuito de prevenir acidentes ou doenças ocupacionais. O objetivo principal do controle dos riscos é evitar que estes riscos causem danos para as pessoas e prejuízos para a empresa. Com base nisto pretendemos através deste trabalho, passar a gravidade dos riscos apresentados pelos fumos metálicos dos mais diversos materiais, assim como as atuações no organismo humano e as maneiras de neutralização da agressividade oferecida. Queremos ressaltar também, a vital importância na utilização dos equipamentos adequados, para evitar conseqüências talvez irreversíveis .
1 – O QUE SÃO FUMOS METÁLICOS ?
Fumos são partículas formadas em processos de combustão ou fusão de metais. * Fusão = Fundir. Passagem de um corpo do estado sólido ao líquido.
•Combustão = Queimar. Estado de um corpo que arde produzindo luz e calor.
2 – ONDE ENCONTRAMOS FUMOS METÁLICOS ?
(FONTES GERADORAS).
As fontes dos fumos metálicos são o metal base, o revestimento metálico da peça de trabalho, o eletrodo e os agentes fundentes associados com o sistema de soldagem, em particular, (soldas mig e tig, eletrodo, plasma). Os fumos são agentes provenientes das operações de solda (elétrica). E são exalados devido ao aquecimento dos metais em fusão e da queima do eletrodo e de seu revestimento protetor. Estes fumos se inalados ao longo do tempo poderão causar doença pulmonar obstrutiva, febre de fumos metálicos, intoxicação especifica de acordo com o tipo de metal manipulado.
3 – QUAIS OS RISCOS OFERECIDOS PELOS FUMOS
METÁLICOS ?
Pelos riscos que envolvem os soldadores, o controle ambiental dos locais de solda é de suma importância. Para algumas exposições (de agentes cancerígenos, por exemplo), não deveria ser excedido o limite de tolerância mesmo quando este limite seja zero. Não é