Fud. Ciencias socias

355 palavras 2 páginas
A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas. Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.
O senso comum é o conhecimento baseado no saber de "experiência feito", ou seja, trata-se do conheciemnto adquirido com a prática e empregue nas nossas actividades quotidianas. Está ao alcance de qualquer pessoa. trata-se de um tipo de conhceminto de carácter prático,ametódico, assistemático, imediato e que permite a ser humano a realização das tarefas mais simples. Em contraposição temos o conhecimento científico, trata-se de um conhecimento que exige um método. é portanto um conhecimento de pendor racionalista, metódico, sistemático, teorizavel, ou seja, encontra teorias que expliquem determinado aspecto do real, permite previsões. Estas são as carcaterísticas sintéticas dos dois.
Senso comum: aquilo que é passado de um para outro, é a sabedoria popular, não tem comprovação, experimento, observação. Foi o legado dos mais velhos para os mais jovens. Cultura de gerações.
Conhecimento Científico: passado para nós após observação, experimentos, comprovações de pesquisas.

Resposta:
O senso comum é a impressão gerada pela sociedade sobre determinado tempo, as vezes o senso comum acerta em algum ponto, outras vezes passa longe de refletir sobre a origem ou história de um objeto de sua apreciação, não pode ser visto como algo ruim, mas sim como uma forma de expressão de uma cultura que deve ser tanto respeitada como estudada
Pensamento científico é o pensamento sistematizado dos estudos aliados às pesquisas, enquanto historiadores, não podemos guiar pelo senso comum e sim pelo conhecimento cientifico.

Questão de múltipla escolha:
A lei da gravidade, elaborada por Isaac Newton, a Lei da conservação da massa, de Lavoisier, popularizada na

Relacionados

  • Planejamento estratégico em ti
    24377 palavras | 98 páginas
  • Norbert Elias Processo Civilizador
    157940 palavras | 632 páginas
  • Softwere Livre
    116202 palavras | 465 páginas