Ftool para iniciantes
1. De forma a facilitar a execução da estrutura, recomenda-se selecionar as opções grid e snap no pé direito do programa. Ver Figura 1. Na mesma figura observam-se os campos onde se definem os espaçamentos dos pontos do grid, para o caso em que as dimensões da estrutura a ser desenhada não sejam proporcionais a escala apresentada.
[pic]
Figura 1
2. Para se desenhar a estrutura utiliza-se o botão barra, que é mostrado na Figura 2. Para desenhar a estrutura, clicamos no ponto inicial e estendemos a linha até o ponto onde desejamos, concluindo o comando com mais um clique. Note que o comprimento da barra é apresentado no canto superior, como pode ser observado na Figura 2.
[pic]
Figura 2
3. Após o término do desenho da estrutura, colocam-se nós nos pontos da estrutura onde teremos rótulas, apoios e carregamentos ou momentos concentrados. Vale a pena observar que nos pontos extremos das barras não é necessário colocar um nó. Ver Figura 3.
[pic]
Figura 3
4. Após a marcação dos nós, prosseguimos com a inserção dos vínculos necessários. Para isso, utilizam-se três comandos: primeiramente selecionam-se os pontos com o auxílio do botão seta que se encontra acima do botão barra. Em seguida, clica-se no botão inserir apoio (Ver Figura 4). Automaticamente, surgirá um novo menu no lado direito da janela onde definiremos as restrições de deslocamento do apoio. Para efetiva aplicação do vínculo, concluímos o comando clicando no botão mostrado na figura abaixo.
[pic] Figura 4
5. O passo seguinte é a inclusão dos carregamentos que podem ser de três tipos. Na Figura 5, os botões circulados pela cor preta, amarela e vermelha correspondem ao comando que insere carga ou momento concentrado, carga uniformemente distribuída e carga lineamente distribuída, respectivamente. Como exemplo para a inserção de um carregamento concentrado, seleciona-se o nó como descrito no item 4. Em seguida, clica-se no botão de