FTC ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA
PSICOLOGIA
PROCESSOS PSICOLOGICOS BASICOS I
ALETHEIA CAMPOS DE OLIVEIRA
ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA
Direção Fernando Meirelles
Da obra de José Saramago
SALVADOR/BA
2012
ALETHEIA CAMPOS DE OLIVEIRA
ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA
Direção Fernando Meirelles
Da obra de José Saramago
Pesquisa apresentada à disciplina
Processos Psicológicos Básicos I do curso de Psicologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências como requisito parcial de avaliação da disciplina, sob orientação do Prof. Adailton Conceição
SALVADOR/BA
2012
LIBERTE-SE DE SI MESMO – PERCEPÇÃO, MEMORIA E MORALIDADE
“...Por que foi que cegámos,
Não sei, talvez um dia se chegue a conhecer a razão,
Queres que te diga o que penso, Diz,
Penso que não cegámos, penso que estamos cegos,
Cegos que veem, Cegos que, vendo, não veem...”
O Filme “Ensaio sobre a cegueira”, de Fernando Meirelles, inspirado na obra de José Saramago, em 1995, recebeu o premio Nobel de Literatura em 1998, demostra como o ser hunamo procede frente a diversidade impositiva e a transformação dos comportamentos frente as necessidades de sobrevivencia.
O surto de cegueira que afeta uma cidade fictícia, onde os infectados são isolados em manicômios pelo Estado. Este isolamento nos remete a observar até que ponto o ser humano se aproveitaria de outro que esta em um estado físico de desvantagem frente à sua ou até mesmo em igualdade. Avaliando a questão dos valores morais, perceptivos, sensoriais e emocionais.
A história tenta mostrar em profundidade a essência do ser humano, que é obrigado a confiar no outro para conseguir se manter vivo. O enfrentando de todos os horrores que serão causados, presenciado visualmente pela esposa do medico, unica que tem a visão, frente a todos os sentimentos que se desenrolam na obra: poder, obediência, ganância, carinho, desejo, vergonha; dominadores, dominados, subjugadores e subjugados.
Nesta quarentena esses