fsdfsdfsdf
Para refletir...
• Éon - intervalo de tempo muito grande, indeterminado (Hadeano,
Arqueano, Proterozóico e Fanerozóico).
• Era - modo como os continentes e os oceanos se distribuíam e como os seres vivos nela se encontravam.
• Período- unidade fundamental na escala do tempo geológico.
• Época -intervalo menor dentro de um período.
• Idade - menor divisão do tempo geológico. Ela tem duração máxima de 6 milhões de anos, podendo ter menos de 1 milhão.
Somente as épocas mais recentes são divididas em idades.
A dinâmica das interações
Homem-Natureza
“Em termos de interferência no meio ambiente, em um dado momento da sua história no planeta Terra, o Homem podia ser considerado um elemento natural da mesma maneira que qualquer espécie animal”
Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada ↔ O Homem possuía comportamento nômade, habitava cavernas, muitas vezes tendo que disputar recursos com outros animais. Utilizavam instrumentos e ferramentas confeccionados a partir de pedaços de ossos e pedras. Os bens de produção eram de uso e propriedade coletivas.
Mesolítico ↔ O Homem conseguiu dar grandes passos rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência de forma mais segura, aprendeu a dominar o fogo e com a domesticação dos recursos da fauna e da flora, desenvolveu a agricultura. Nesse momento tornou-se sedentário, ocorreu também a divisão do trabalho por sexo dentro das comunidades.
Neolítico ou Idade da Pedra Polida ↔ O Homem alcançou um avanço importante com a tecnologia de transformar os metais. A produção de excedentes agrícolas e sua armazenagem, garantiam o alimento necessário para os momentos de seca ou inundações. Com mais alimentos, as comunidades foram crescendo e logo surgiu a necessidade de trocas com outras comunidades. A divisão de trabalho, dentro destas comunidades, aumentou ainda mais, dando origem ao trabalhador especializado.
A dinâmica das interações
Homem-Natureza
A dinâmica das interações
Homem-Natureza