Frutos Drogas
De nome científico Sapindus saponaria L., o sabão-de-soldado é uma espécie arbórea que ocorre regularmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil (ALBIERO, 2001).
Segundo Albiero (2001, p. 550)
Os seus frutos são utilizados pela população como sabão, no banho e no combate a úlceras, feridas na pele e inflamações.
Espécies de Sapindus têm sido pesquisadas como fonte de saponinas para uso cosmético, por suas propriedades tensoativas como também para uso farmacológico, pois esses compostos classificados como triterpenóides, apresentam atividade antiulcerativa e antineoplásica.
O fruto, de cor castanha brilhante, de Sapindus saponaria L. é esquizocarpo indeiscente, apresentando um e, mais raramente, dois ou três mesocarpos desenvolvidos, nos quais se evidenciam muitas lenticelas.[...]
A epiderme externa do ovário é constituída por células levemente alongadas e de conteúdo fenólico. Na região de junção dos carpelos ocorrem tricomas tectores, unicelulares, com extremidades afiladas. Em cerca de quatro camadas subepidérmicas, as células parenquimáticas isodiamétricas do mesófilo ovariano também apresentam conteúdo fenólico. No mesófilo as divisões ocorrem em todas as direções e encontram-se imersos feixes procambiais que percorrem longitudinalmente o ovário. [...] Tricomas unicelulares alongados ocorrem apenas na região próxima ao eixo central do ovário. Limão
No século XVIII, era do conhecimento humano que o suco de limão (Citrus medica L. var. limonum) impedia o desenvolvimento de escorbuto, doença que atormentava os marinhos durante longas viagens.
Mas foi apenas no início do século XX que cientistas identificaram a substância responsável pelo combate ao escorbuto: a vitamina C (SPETHMANN, 2002-2006).
Spethmann (2002-2006, p. 51) também afirma que
Na condição de principal agente anti-oxidante hidrossolúvel do organismo, a vitamina C desobstrui as artérias, removendo as placas gordurosas- os temidos ateromas. O limão fortalece o sistema