Fruto E Semente
FRUTO
Em termos botânicos, o fruto é uma estrutura presente em todas as angiospermas onde as sementes são protegidas enquanto amadurecem. De forma prática, os frutos são quaisquer estruturas das
Angiospermas que contêm sementes.
CLASSIFICAÇÃO
ORIGEM
Os frutos derivam do ovário das fl ores. Após a fecundação dos óvulos em seu interior, o ovário inicia um crescimento, acompanhado de uma modifi cação de seus tecidos provocada pela infl uência de hormônios vegetais, que interferem na estrutura, consistência, cores e sabores, dando origem ao fruto.
ESTRUTURA BÁSICA DOS FRUTOS
Os frutos dividem-se basicamente em três camadas: Epicarpo ou exocarpo: camada externa, normalmente uma camada membranácea e fi brosa; pode ser lisa, rugosa, pilosa ou espinhosa, e é popularmente conhecida como casca, camada mais externa do fruto, se origina da epiderme do carpelo.
Mesocarpo: camada imediatamente abaixo do epicarpo, suculenta ,que pode ou não armazenar substâncias de reserva. Provém do mesofi lo carpelar.
Endocarpo: camada mais interna, normalmente a camada mais rígida que envolve as sementes.
Origina-se da epiderme interna da folha carpelar. Em certos tipos de frutos, o endocarpo apresenta-se espessado e muito resistente.
SEMENTE
Semente é o óvulo maduro e já fecundado as plantas gimnospermas ou angiospermas.
FORMAÇÃO DAS SEMENTES
A fl or, após sofrer a diferenciação, desenvolve-se e, à semelhança de um ramo vegetativo, passa a constituir-se de um eixo (receptáculo) e de apêndices laterais, que são os órgãos fl orais.
PARTES
Tegumento: é o envoltório protetor da semente.
Embrião: é a parte principal da semente. A experiência demonstra ser o embrião responsável pela origem do novo vegetal,
Albúmen: é a reserva alimentar acumulada na semente, fora dos cotilédones.
FUNÇÃO
Diferentemente dos animais, as plantas são limitadas em sua habilidade de procurar condições favoráveis para sua vida e crescimento. Como consequência,
elas