MOBILIDADE URBANA
Já foi implantado o sistema de bilhetagem eletrônica, que facilitou a vida de todos os usuários do transporte coletivo, sejam estudantes, pessoas com deficiência, idosos e muito em breve a bilhetagem eletrônica alcançará também o vale transporte.
O sistema está em constante, manutenção e renovação, implementando as mais novas tecnologias disponíveis para melhor atender a população pelotense. Os dispositivos de validação adquiridos, já estão preparados pra atender, assim que terminado o projeto, análise e organização das linhas e demandas, a solicitação da passagem integrada. O usuário poderá se deslocar utilizando dois ônibus de empresas diferentes gastando uma única passagem eletrônica. Os validadores também são equipados com GPS, assim é possível que as empresas e ou a prefeitura possam ter um controle maior sobre o itinerário, cumprimento de horários, etc.
Além de todas as melhorias tecnológicas, o Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Pelotas reduziu consideravelmente a idade de sua frota, que antes girava em torno de 12,5 anos, atualmente os veículos tem média de 8 anos. Também visando melhor servir a população, foi aumentado em mais de 100% o número de ônibus dotados de degrau retrátil, chegando a 45 o número de veículos com melhor condição de acesso as pessoas com necessidades especiais.
As Empresas fornecem gratuitamente para a Prefeitura Municipal de Pelotas, 14.000 passagens mensalmente, a serem utilizados nas atividades funcionais de servidores públicos municipais previamente definidos e aos portadores de doenças ou em recuperação, tais como hemodiálise, fisioterapia pós-operatória, quimioterapia, radioterapia e demais isenções.
Cada Empresa do Transporte Coletivo em Pelotas age em seu bairro, junto com as entidades filantrópicas e escolas, seja cedendo passagens gratuitas para pessoas