Fruticultura
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO1
Luiz Anastácio da Silva2
Jonatan Levi Ferreira de Medeiros2
Lucas Ramos da Costa2
Maria Lilia de Souza Neta2
Dimas Paiva de Morais2
Nádia Santos Carlos Belarmino2
Vander Mendonça3
INTRODUÇÃO
A alimentação é um dos fatores que mais condiciona a saúde de um indivíduo, exercendo um papel primordial sobre o desenvolvimento físico e crescimento, na reprodução e no rendimento físico e intelectual. Daí a importância de introduzir mudanças na seleção de alimentos dos jovens, permitindo-lhe bons hábitos para promover a alimentação saudável.
A qualidade de uma dieta deve, impreterivelmente, considerar as frutas, permitindo usufruir de seus benefícios, especialmente das vitaminas indispensáveis a um organismo pleno de energia.
Os hábitos alimentares dos universitários são fortemente influenciados por fatores como o ingresso na universidade, pois para alguns a vida universitária implica em deixar a casa dos pais e passar a viver em moradias estudantis, devido à localização da instituição; a falta de tempo para realizar refeições completas por causa das atividades acadêmicas que influenciam na escolha dos alimentos, na substituição de refeições completas por lanches práticos e rápidos, com alto valor calórico; e o estabelecimento de novos comportamentos e relações sociais.
O Ministério da Saúde do Brasil recomenda o consumo diário de no mínimo três porções de frutas e três porções de legumes e verduras em seu Guia Alimentar, comentando sobre a importância de diversificar o consumo desses alimentos nas refeições no decorrer dos dias da semana. Várias pesquisas indicam que há uma grande preocupação das pessoas quando se trata dos hábitos alimentares, pois elas estão buscando cada vez mais se alimentarem de forma saudável. A partir daí observa-se a necessidade de realizar estudos sobre os hábitos de consumo de frutas, onde se procura identificar e mostrar às