Fronteiras da celula trabalho pronto IMPRIMIR
A Teoria Celular é à base da Biologia Celular e uma das mais importantes afirmações de toda a Biologia. Percebe-se, portanto, que conhecer a célula e seu funcionamento é fundamental para compreender a vida e, consequentemente, a ciência que a estuda.
Este trabalho visa descrever de forma sucinta o estudo das células. Reconhecer a célula como a unidade da vida - local onde ocorrem as reações químicas vitais que constituem o metabolismo - entender a teoria celular como um dos pilares da Biologia.
Nos últimos anos vem crescendo a compreensão de que a membrana, de aspecto frágil no microscópio, desempenha funções bem mais complexas do que somente separar o meio interno do meio externo da célula. Muito ainda há que se estudar sobre a membrana plasmática.
Destacamos também os pontos principais sobre funções, estruturas, composição e transporte da membrana.
AS CELULAS CONSTITUEM OS SERES VIVOS
A célula é a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. Por essa razão, afirmamos que a célula é a unidade estrutural e funcional dos seres vivos. A célula - isolada ou junto com outras células - forma todo o ser vivo ou parte dele. “Além disso, ela tem todo o material” necessário para realizar as funções de um ser vivo, como nutrição, produção de energia e reprodução.
Cada célula do nosso corpo tem uma função específica. Mas todas desempenham uma atividade "comunitária", trabalhando de maneira integrada com as demais células do corpo. É como se o nosso organismo fosse uma imensa sociedade de células, que cooperam umas com as outras, dividindo o trabalho entre si. Juntas, elas garantem a execução das inúmeras tarefas responsáveis pela manutenção da vida. As células que formam o organismo da maioria dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo o seu núcleo, por isso, são chamadas de células eucariotas. A célula eucariota é constituída de membrana celular, citoplasma e núcleo, conforme figura abaixo.
Figura 1: