Friedrich wilhelm nietzsch
Friendrsch Wilhelm Niezsche , nascido em 15 de outubro de 1844, em uma cidade pequena chamada Rocken, próxima a cidade de Leipzig, filho primogênito de Carl Ludwing Nietzsche e Francisca Oehler Nietzsche, teve também teve dois irmãos; Elisabeth e Joseph, que faleceu prematuramente em 1849, ano em que também faleces seu pai. Seguindo a tradição de sua família exerceu a função de Pastor da igreja Luterana local.
Em 1884, ingressou na faculdade de Teologia, na cidade de Bonn, abandonando assim a tradição familiar de se tornar pastor, começou a cursar filosofia, dedicando-se ao estudos dos gregos. Em 1885 mudou-se para Leipzig juntamente com seu professor Ritschl, onde finalizou seus estudos, e também foi onde em um antiquário encontrou a obra “O mundo como vontade e representação” de Arthur Schopenhauer. A leitura dessa obra o fez se debater por toda sua vida. Foi também em Leipzig que Nietzsche entrou em contato com o compositor alemão Richard Wagner, que foi grande influência sobre seu pensamento, marcadamente sobre seus primeiros escritos. Nesse período Nietzsche colocava na filosofia de Schopenhauer e na música de Wagner as suas esperanças de uma redenção da cultura alemã que ele denominava “filisteus da cultura”.*1
Nietzsche foi recomendado para a cátedra de Filosofia de Basileia, na Suíça, de 1869 à 1878, período em que foi professor, publicou seus primeiros livros. Seu posicionamento crítico em relação ao meio acadêmico e sua debilidade física, problema com os olhos, que o impedia de realizar seus afazeres docentes. Em 1882 ele pede em casamento Lou Andreas Salomé que recusa o pedido. Após isso ter o pedido recusado, Nietzsche começa escrever em ritmo crescente, terminando brutalmente esse período em 3 de janeiro de 1889 com uma crise de loucura, que o deixa sob a guarda de sua mãe e sua irmã até o momento de sua morte.
*1esta expressão aparece no primeiro livro da série de Considerações Extemporâneas, intitulado,
David Strauss,