Freudxjung
1245 palavras
5 páginas
FACULDA ESTÁCIO DO CEARÁCURSO DE PSICOLOGIA
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - turma 2002 Professor: FREDERICO ROMULO
Aproximação e distância de FREUD E JUNG
Fortaleza - CE
08/09/2012
FREUD E JUNG
Freud e Jung se encontraram pela primeira vez em 1907, e conversaram durante treze horas. Jung se impressionou muito com o livro de Freud “A Interpretação dos Sonhos”. Freud via Jung, 19 anos mais jovem do que ele, como o herdeiro do reino psicanalítico.
Freud deu a Jung, apoio e a prova experimental de algumas de suas teorias.
Jung era um pensador notável e independente e não um simples discípulo.
A Interpretação dos Sonhos, inspirou Jung a tentar seu próprio modo de analisar sonhos e símbolos.
As teorias de Freud deram a Jung seu primeiro vislumbre das possibilidades de analisar sistematicamente a dinâmica do funcionamento mental, em vez de depender dos esquemas de classificação superficiais que eram típicos da psiquiatria naquela época.
Segundo Jung, a maior realização de Freud foi levar pacientes neuróticos a sério e penetrar em sua psicologia individual peculiar. Não existem elementos inconscientes no Ego, apenas conteúdos conscientes derivados da experiência pessoal.
Tensões pessoais e divergências conceituais começaram a intervir no relacionamento de Freud e Jung, culminando quando Jung publicou um livro “Símbolos de Transformação”.
Jung não concordava com a maneira que Freud abordava a psique, uma abordagem mecanicista a causal. Nem tampouco, com o que vinha sendo a interpretação exclusivamente sexual da motivação humana, de que as causas da repressão são sempre trauma sexual, preferindo dar um significado simbólico no que poderia ser um simples material sexual.
Freud por sua vez, discordava do interesse de Jung pelos fenômenos mitológicos, espirituais e ocultos.
Jung divergiu da abordagem Freudiana dos sonhos. Essas