Freud
Seus estudos que se inicia com mulheres histéricas, mas aos poucos passa a investigar a psicologia infantil.
Ele investigou dois campos: O inconsciente e a técnica terapêutica.
Dois métodos que se ajudam, pois através de técnicas de dialogo, exposição de idéias, passa a ter um conhecimento humano, assim o indivíduo toma consciência do seu próprio inconsciente, área que não acessamos.
Após a morte de seu pai, passa a analisar seus próprios sonhos, e descobre seus complexos de infância, denominado em “Complexo de Édipo”.
O complexo de Édipo é um conceito fundamental para a psicanálise, onde se inicia com a fase fálica onde o bebê tem contato com a mãe, principalmente na amamentação, que passa ser o primeiro objeto de desejo da criança.
O bebê tem a ilusão de que possui amor e proteção total da mãe. Vendo no pai, a figura de um rival.
Em torno dos três anos, a criança percebe que não é o centro do mundo, que na sociedade existe regras e culturas que impedem atitudes como, andar pelado por exemplo.
Ao passar dessa fase se tem no redirecionamento da libido e no entendimento da figura paterna, essa etapa é fundamental para a formação do superego.
Superego é uma das três partes da Teoria da Personalidade.
1º ID: São nossas vontades, instintos, sonhos reprimidos...
2º EGO: É a nossa razão, a consciência.
3º SUPEREGO: Ele controla nossos desejos, nos censura.
Freud concluiu que os conflitos da mente, tinham a origem na sexualidade. E que a escola podia contribuir para um desenvolvimento infantil sem