Freud
O filme Freud Além da alma retrata os estudos psíquicos do pai da psicanálise Sigmund Freud, médico neurologista da cidade de Viena em 1886, demonstra várias fases da vida de Freud e, suas observações, estudos e tratamentos de pacientes com histeria e neurose vistos de vários métodos de analise, tal como a hipnose estudada por alguns de seus colegas como Charcot e Breuer.
Primeira tese:
Hipnose
No inicio do filme Freud encontra uma oposição ao internar uma paciente com neurose de histeria, em um hospital, sob direção de Meynert, que tal não acreditava nos sintomas de histeria, a partir de então Freud se afasta de Meynert e observa tese de Charcot a hipnose. Quando volta de Paris, tenta de fender sua tese onde o mesmo é ironizado pela classe médica, associando-se assim a Beuer.
Beuer trata uma paciente que sofre de histeria logo após a morte de seu pai, usando a hipnose, por essa mesma paciente se apaixonar por ele, Freud começa a tratá-la onde a mesma não aceita ser usado o mesmo método abolindo assim a hipnose.
Segunda Tese:
Interpretação de sonhos
Na perda de seu pai Freud não consegue entra no cemitério desmaia e tem um sonho e diz para Beuer que o sonho tem sentindo para os que sonham, são ícones do inconsciente misturados fatos conscientes, e de difícil interpretação, decide voltar ao cemitério dessa vez com Beuer, sente os mesmo sintomas, tenta desvendar o que está encoberto em relação ao pai. Freud continua a tratar Cecily à leva a muitas lembranças, através de livres associados consciente, onde fala de seus sonhos e fatos da sua vida -, certifica-se então que pode chegar ao inconsciente mesmo com paciente consciente, Freud tenta fazer uma ligação com seu bloqueio ao entra no cemitério, sonha que seu pai tira sua mãe de perto dele, sente ciúmes da relação de sua mãe com seu pai. Mudando assim sua teoria, chegando à conclusão que crianças possuem instintos sexuais
Quando pensa em desistir sua esposa lê em sua agenda.
¨