Freud além da alma
No inicio do filme, Freud entra em conflito com diretor do hospital onde trabalha quando surge um caso de uma paciente com histeria mental. Segundo Meynert, histeria não era uma doença e sim uma atitude que o paciente tinha para chamar atenção. Com intuito de desvendar esses mistérios e acabar com o sofrimento de seus pacientes, decidi viajar para Paris, onde estudaria a doutrina de Charcout.
Retornando a Viena, se casa com Martha. Em uma de suas palestras mostra que os sintomas da histeria poderiam ser memórias e pensamentos mal resolvidos na infância. Não obtendo sucesso, continuou suas pesquisas e descobriu que a hipnose tratava os sintomas, mas não a causa do problema. A pessoa passava pelo processo de hipnose, sintomas como paralisia desapareciam, mas ao acordarem esses sintomas retornavam.
O fundamento da psicanálise de Freud foi baseado na importância da interpretação dos sonhos e dos pensamentos vindos do inconsciente. Freud também descobre que a teoria de Charcot é falha, pois a mente não se dividia. Apenas eram tirados os pensamentos e traumas do inconsciente para descarregá-los no físico.
Após descobrir seu complexo de Édipo em um sonho, Freud cria a “Teoria das neuroses” onde dizia que todos os tipos de traumas tem ligação com a sexualidade. A paciente Cecily, de Breur já havia sido curada dos sintomas de cegueira e paralisia, quando de repente volta a ter sintomas de dores de parto. Segundo Breur, os traumas dela não eram ligados à sexualidade. A partir desse momento, Freud assume o caso e começa a aprofundar seus estudos. Em meio a todos esses acontecimentos, o pai de Freud vem a falecer. Ele começa então a ter pesadelos e cria uma restrição em entrar no cemitério onde o pai foi enterrado. Esse caso confirma a tese de que as