Fresadora
Fresadora é uma máquina de movimento continuo, destinada a usinagem de materiais. Removem-se cavacos por meio de uma ferramenta de corte chamada fresa.
Fresadora Vertical:
O eixo-árvore ocupa posição vertical , perpendicular à superfície da mesa da máquina. A peça pode se deslocar nas coordenadas x e/ou y em relação à ferramenta, sua fixação também pode ser através de um "divisor". É usada na usinagem de peças de grandes dimensões
Fresadora ferramenteira:
A fresadora-ferramenteira destaca-se como a de maior importância para a realização dos trabalhos de ferramentaria. É usada em trabalhos especiais. Assemelha-se a fresadora vertical com alguns recursos de movimento em seu cabeçote vertical girando no sentido do eixo x, eixo y e z. Em alguns momentos podemos operá-la como fresadora horizontal. Para isso, monta-se nela um cabeçote especial que aciona o eixo horizontal e a torna mais versátil. Pode-se montar em seu cabeçote: mandril porta-pinça, mandril universal ou de aperto rápido. Esta máquina se destaca por sua versatilidade, precisão e rendimento com auxilio de régua e indicador digital.
4
2ª Operação: Girar a peça 180º, fixar 25 mm para fora das castanhas e facear. Após essa operação, medir o comprimento da peça e facear até que ela atinja 100 mm.
4ª Operação: Fixar a peça 85 mm fora das castanhas, posicionar o contra ponta giratório deixando o mangote 100 mm para fora. Tornear o diâmetro de 30 mm e comprimento de 50 mm, o torneamento é a operação realizada pelo torno. Trata-se da combinação de dois movimentos: rotação da peça e movimento de avanço da ferramenta. Em algumas aplicações, a peça pode ser estacionária, com a ferramenta girando ao seu redor para cortá-la, mas basicamente o princípio é o mesmo. O movimento de avanço da ferramenta pode ser ao longo da peça, o que significa que o diâmetro da peça será torneado para um tamanho menor. Contra ponta giratório.
6ª Operação: Fixar a peça 50 mm para fora das castanhas, posicionar o contra ponta