Quem mexeu no meu queijo?
É um livro que foi lançado no ano de 1998 nos Estados Unidos da America por Spencer Johnson, Demonstra de uma forma fácil para entendimento com solução e problema enfrentados pelas maiorias das pessoas de todo o mundo. Sendo que as maiorias das pessoas tem medo de mudança, Desde que a mudança aconteça tanto para o individuo e pelo individuo, Spencer Johnson Mostra-nos que o que mais importa é as Atitude que termos sobre a cada uma ela.
E O queijo representa os objetivos que buscamos para nossas vidas, quer no âmbito familiar, pessoal, ou no profissional, ou seja: uma boa posição financeira, amor correspondido, destaque profissional, um bom relacionamento familiar, uma vida equilibrada e tranquila, etc. O labirinto simboliza o entorno onde nos movemos.
APRESENTAÇÃO
A mensagem trazida pelo livro quem mexeu no meu Queijo?, Se encaixar em nossa vida amorosa, familiar, acadêmica e onde mais pudermos encaixá-la. A história que temos vai de encontro a um grupo de pessoas que estão se reencontrando e analisando os caminhos que deram às suas vidas, e descobrindo quanta coisa poderiam ter feito de melhor, se fossem mais flexíveis em relação às mudanças naturais da vida ou no cotidiano, e se prestassem maior atenção nos acontecimentos em seu redor. Extremamente interessante a maneira como o autor coloca a metáfora entre os duendes e nós, seres humanos e a citação dos ratinhos como seres menos evoluídos, que não complicam os fatos e fatores e por isso aceitam naturalmente as mudanças.
Esse detalhe nos faz questionar o quanto nossa superioridade intelectual e complexidade de emoções podem atrapalhar nossa evolução se não soubermos lidar com nossas emoções. Apesar de complicarmos os acontecimentos naturais da vida, o fato de sermos seres pensantes nos torna capazes de refletirmos sobre nossos erros e falhas assim de corrigirmos nossos caminhos. Parar e pensar são a chave de nossa superioridade entre os seres desse planeta.
Só não podemos permitir que