Fresadora
Introdução
Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Fabrico Assistido por Computador e que tem como objetivos compreender e consolidar melhor, o funcionamento de uma máquina CNC, neste caso uma Fresadora através de um programa “Hercus Mill”.
CNC são as iniciais de Computer Numeric Control ou em português Controle Numérico
Computadorizado.
É um controlador numérico que permite o controlo de máquinas e é utilizado principalmente em Tornos e Fresadoras. Permite o controlo simultâneo de vários eixos, através de uma lista de movimentos escrita num código específico (código G). O "Comando" funciona como um sistema operacional dos computadores desktops, gerenciando uma máquina a CNC, e possibilitando a comunicação com o operador/programador
O CNC une-se à metalomecânica, impondo às indústrias um novo padrão de produção que assenta em elevado rendimento, alta qualidade do produto, agilidade, segurança e confiabilidade, o que torna as máquinas convencionais obsoletas, exigindo elevada especialização por parte dos profissionais.
2
Preparação de peça
Ao longo de construção da trajetória de corte surgiu varias dúvidas. Inicialmente escolheu-se uma trajetória que engloba o uso de 3 ferramentas, mas como mostrou a prática e os cálculos essa trajetória demoraria muito tempo, porque a troca de ferramenta deveria ser feita 2 vezes, pois o desbaste exterior é feito com uma ferramenta de 6mm, depois ocorre troca de ferramenta para desbastar o interior (laranja, fresa de 5mm) da peça e por fim uma ferramenta de 10mm para fazer 2 furos.
3
Mas depois para poupar o tempo e o custo de fabrico decidiu-se por escolher só uma ferramenta de diâmetro maior e que faria o trabalho todo sem necessidade de trocar fresas.
Assim escolheu-se uma fresa de 7mm de diâmetro, mas que tinha uma desvantagem que é mostrada na figura em baixo. Para desbastar aquela zona é necessário uma fresa de diâmetro inferior (6.35 ou 6) e a