Frei
Iniciou os estudos no colégio Jesuitas no Rio de Janeiro , se formou em teologia na universidade de coimbra, e se ingressou na ordem de Santo Agostinho. pregação contra os padres da Companhia de Jesus pela expulsão dos jesuítas, mas depois se arrependeu religioso agostiniano brasileiro1 2 do período colonial, orador e poeta. um dos precursores do indianismo no Brasil.
Durante o governo de Pombal, foi perseguido e abandonou Portugal.
Trabalhou em Roma como bibliotecário durante mais de vinte anos até a queda de seu grande inimigo poema épico Caramuru é a primeira obra narrativa escrita a ter, como tema, o habitante nativo do Brasil
Morreu em Portugal em 24 de janeiro de 1784.
Caramuru
Publicou o poema caramuru em 1781, com o subtítulo “Poema épico do Descobrimento da Bahia”, escrito no padrão da poesia de Camões.
No poema conta sobre aventuras o descobrimento e da conquista da Bahia pelo português Diogo Álvares Correia, na qual o indígena é visto como um “bom selvagem”, a narrativa é voltada a aproximar o índio da sua civilidade e não apenas de catequizá-lo. A personagem Diogo se apaixona por uma indígena, chamada Paraguaçu, com quem se casa.
O poema é dividido em 10 cantos ,versos decassílabos e utiliza a oitava rima camoniana. Esta forma é utilizada em epopéias, poemas que contam feitos heróicos. Portanto, este poema é considerado uma epopéia, pois conta os feitos de uma personagem, tida pelo autor como um herói: Diogo Álvares Correia.
Vejamos um trecho da obra de Santa Rita Durão:
“- Bárbaro (a bela diz) tigre e não homem...
Porém o tigre, por cruel que brame,
Acha forças no amor, que enfim o domem;
Só a ti não domou, por mais que eu te ame.
Fúrias, raios, coriscos, que o ar consomem,
Como não consumis aquele infame?
Mas pagar tanto amor com tédio e asco...
Ah! Que corisco és tu...raio...penhasco”
(Trecho do Canto VI, onde narra a morte de Moema)