Frei luiz de sousa
1º Teste
A cultura dos palcos
De 1618 a 1714 ( denominado por Antigo Regime [inicio da Guerra dos 30 anos até ao fim do reinado de Luís XIV] Antigo Regime (século XVII) é um século considerado o auge literário e artístico pelo Barroco e Classicismo, com o brilho e deslumbre das cortes (nomeadamente pela do Rei Sol), considerando também pelo seu esplendor como o Grande Século. Hoje em dia, consideram-no como uma época de crise a todos os domínios (económico e espiritual), uma época de numerosos conflitos armados por motivos económicos, políticos e religiosos (como a Guerra dos Trinta Anos)
Factores que caracterizam o século XVII: ← As dissidências (conflitos/duvidas) religiosas na Europa e no interior dos próprios estados: A reforma protestante e contra-reforma ( provocaram lutas e perseguições, abalaram a confiança religiosa das populações, destabilizaram a sociedade e a economia, interferiram na politica e, com as determinações do Consílio de Trento, limitaram as produções artísticas, culturais e cientificas. ( ← A afirmação dos estados soberanos, com a instauração do Absolutismo e do Parlamentarismo. ← Desenvolvimento das praticas capitalistas: dirigidas quer pelo Estado, quer por mercadores ← A permanência de uma sociedade de ordens: interessava ao poder uma sociedade submissa. ← A convivência de opostos, entre a liberdade e a proibição na produção cultural, artística, cientifica, técnica e na vida da corte versus misticismo.
( Reforma ( quando os críticos e os próprios fiéis se revoltaram contra o papa e a própria igreja católica, sendo Martinho Lutero o principal contestatário, criticando a venda das indulgências. Traduziu a Bíblia para Alemão atraindo fiéis e dando origem à igreja protestante luterana. Contra-reforma ( “luta” contra a reforma através do Índex (lista dos livros proibidos), tribunal de inquisição e o concilio de Trento. A partir da companhia de Jesus, a igreja