Freelancer
As organizações burocráticas seguem a lógica estatal, buscam formalidade e padronização em todos seus setores, possuem regimento interno, onde obriga-se a seguir normas e regras, mostrando diferença de empresas como a IBM que é empresa transnacional onde a contratação de funcionários pode ser temporária, leia-se freelancers, cumprindo e satisfazendo a necessidade empresarial momentânea sem vínculos empregatíceos, gerando baixo custo financeiro e aumento da produção significativamente.
Essas organizações diferenciadas adeptas a contratação dos freelancers segue a conduta de fazer a contratação por meio de contrato de trabalho, quando o contrato termina os vínculos daquele trabalhador se finda, a não ser que a empresa tenha interesse de renovar o contrato, porém ganha saldo positivo por ser uma prática que pode ser solicitada rapidamente para que profissionais capacitados gerem maior produtividade e reduza a ociosidade de pessoas e instalações.
Modelos clássicos de gestão na empresa Google e Facebook
Hoje na era onde tudo sobre transição muito rápido podemos citar o facebook como o maior site de relacionamento do mundo, permitindo comunicação interpessoal em momento real, com mérito de ter sido a primeira rede social a abrir plataforma para que programadores de software criassem muitos aplicativos para os usuários ficando assim atualizados. E o Google, uma empresa pioneira que incentiva seus funcionários a “pensarem em voz alta” para ter discussões abertas sobre seus objetivos e como atingi-los, esta empresa atrae funcionários talentosos pois acredita que é possível liderar usando uma visão compartilhada por todos. Enquanto muitas empresas usam de um controle burocrático e linear, a Google permite que seus empregados determinem e tenham seus próprios padrões. Este tipo de política aberta se traduz em uma estrutura corporativa única, onde funcionários destacam-se pela estrutura interfuncional.