FRATURAS
E-mail: profmarcelolima@yahoo.com.br
Site: www.profmarcelolima.webnode.com.br
TIPOS ESPECIAIS DE FRATURAS
1) FRATURA EM GALHO-VERDE – Ocorre em ossos longos de crianças, sendo sempre uma fratura incompleta, pois parte da cortical óssea é sempre mantida (semelhante a um galho verde quebrado). Esse tipo de fratura sempre produz grande deformidade e é muito freqüente nos ossos do antebraço.
Obs: Os ossos das crianças são mais maleáveis, pois possuem uma maior quantidade de colágeno.
2) FRATURA IMPACTADA – Ocorre quando um fragmento ósseo penetra, parcialmente, no fragmento adjacente. É geralmente uma fratura de bom prognóstico, devido a sua grande estabilidade. É mais freqüente no colo cirúrgico do úmero e colo do fêmur.
Prof. Ms. Marcelo Lima
E-mail: profmarcelolima@yahoo.com.br
Site: www.profmarcelolima.webnode.com.br
3) FRATURA POR AVULSÃO – Ocorre quando um músculo traciona a saliência óssea onde é fixado. Também conhecida como fratura por arrancamento. Ex: Fratura do tubérculo maior e fratura da base do 5º metatarso. 4) FRATURA POR FADIGA OU ESTRESSE – Ocorre por micro traumas repetitivos típicos de excesso de treinamento. Fraturas típicas de atletas profissionais. Ossos mais afetados: metatarsos e tíbia.
5) FRATURA PATOLÓGICA – Fratura que ocorre por uma fragilidade óssea gerada por uma doença. É provocada por traumas banais ou mesmo de forma espontânea.
Exemplos
de
doenças
ósseas:
osteoporose,
osteogênese imperfeita e raquitismo.
FASES DO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DAS FRATURAS
1) Fase hemorrágica – Se inicia com a ruptura da rede vascular e com acumulo de sangue ao redor do foco de fratura, formando o chamado hematoma (o sangue pode ou não estar contido pelo periósteo). Ocorre necrose osteomedular na região fraturada.
2) Fase inflamatória – Caracteriza-se pela presença de exsudato serofibroso.
Ocorre a infiltração de leucócitos, monócitos, macrófagos e mastócitos; com