fraturas
Fraturas
A fratura é a interrupção na continuidade de um osso. Ela pode ser causada por quedas, impactos fortes ou movimentos violentos. Há vários tipos de fraturas. As mais comuns são as dos membros (mãos, pés, braços, pernas, etc.). Em geral, fraturas na cabeça, no pescoço e na coluna exigem um cuidado maior no atendimento inicial. Em caso de fratura, o primeiro socorro consiste apenas em impedir o deslocamento das partes quebradas, evitando maiores danos.
Existem dois tipos de fraturas:
Fechadas: Quando o osso quebrou-se, mas a pele não foi perfurada.
Expostas: Quando o osso está quebrado e a pele rompida.
Sintomas Os sintomas observados em um indivíduo que sofreu uma fratura, entre outros, são: dor no local atingido, inchaço no local da lesão, falta de força e impossibilidade total ou parcial de movimentar o membro ou região afetada, posição anormal do mesmo ou, ainda, sensação de atrito no local suspeito, exposição óssea ou rompimento da pele.
Imobilização
Na suspeita de um caso de fratura óssea (veja Fraturas), é necessário manter imobilizada a região fraturada, até que chegue o socorro médico; essa imobilização deve ser feita no próprio local do acidente. O importante é nunca transportar uma vítima com suspeita de fratura sem imobilizar a região lesada, pois poderá haver complicações maiores, como:
Rasgamento ou laceração da pele, criando fraturas expostas que não existiam;
Danos a músculos, vasos sanguíneos ou nervos adjacentes, provocando inclusive paralisias totais ou perdas parciais de movimento. Além disso, uma veia ou artéria podem ser cortadas por uma lasca de osso, ocasionando séria hemorragia interna.
Como proceder
Fratura Fechada: Mantenha a vítima em repouso, evite