Fraturas
As descontinuidades são estruturas de grande importância em projetos de engenharia, tais descontinuidades constituem planos de fraqueza em maciços rochosos gerando as chamadas fraturas.
- Fraturas Juntas: O termo junta aplicam-se mais as fraturas ocorridas devido ao arrefecimento das rochas.
- Fraturas Diaclases: Diaclases são fraturas produzidas por tensão, porém muitas vezes é difícil distingui-las.
Fraturas, em termos mineralógicos, é a superfície de ruptura de um mineral, quando esta superfície não coincide com alguma direção de clivagem ou partição. Planos de fratura distinguem-se de planos de clivagem por não serem paralelos entre si. As fraturas são descontinuidades ao longo das quais não ouve movimentação.
Um conjunto de fraturas paralelas com padrão regular é chamado de família. Quando ocorrem duas ou mais famílias de fraturas entrecruzadas estas compõem os chamados sistemas de juntas.
As fraturas podem ser originadas por tensões de tração ou por alívio de tensão (juntas de alívio), normalmente paralelas à forma do relevo.
- Fraturas extensionais: o deslocamento é perpendicular à fratura (tensional)
- Fraturas de cisalhamento: o deslocamento é paralelo às fraturas (tipo transcorrente ou cisalhamento do tipo em tesoura)
Os elementos mais a serem descritos em corpos rochosos fraturados são: espaçamento, persistência, abertura, qualidade da superfície de ruptura, alteração das paredes, presença e tipo de preenchimento, presença de água, atitudes das fraturas e geometria da superfície.
Diques e veios são fraturas preenchidas por minerais precipitados, sedimentos e/ ou rochas.
As fraturas podem ser classificadas quanto a sua geometria de acordo com: as estruturas planares (acamamento, xistosidade, bandamento gnáissico) ocorre:
- Juntas direcionais paralelas à estrutura planar.
- Juntas de mergulho paralelas à direção de mergulho.
- Juntas horizontais concordantes a planos horizontais.
- Juntas diagonais oblíquas à direção da camada.