Sistema urinário
Os órgãos secretores são formados por dois rins, enquanto os excretores são formados por dois ureteres, uma bexiga e uma uretra.
RINS
O Nefrón e a unidade funcional do Rim. O rim não pode regenerar novos nefróns. Portanto com a lesão renal, doença ou envelhecimento, há um gradual declinio no numero de nefróns.
URETER
As paredes dos ureteres são formadas por três camadas: uma camada fibrosa, exterior; uma camada muscular, média, e uma camada interior, impermeável (conhecida como epitélio de transição). Cada uréter é dotado de vasos sanguíneos e nervos.
A urina flui para os ureteres em parte devido à gravidade, mas principalmente em resultado da acção de bombagem conhecida como perístaltismo, em que contracções semelhantes a ondas atravessam diversas vezes por minuto as paredes musculares do uréter. Cada uréter entra na bexiga por um túnel da parede da bexiga. O qual é anguloso para evitar o refluxo da urina para o uréter quando o músculo da bexiga se contrai.
BEXIGA
Em torno do orifício da uretra se acha um anel muscular:o esfíncter interno da bexiga. Este músculo, contraindo-se, impede o contínuo destilar da urina para o exterior; ao contrário, relaxando-se, permite a passagem da urina durante a micção. A sua ação é coadjuvada pelo esfíncter externo, que envolve a uretra.
O trígono é limitado por três vértices: os pontos de entrada dos dois ureteres e o ponto de saída da uretra. O trígono é importante clinicamente, pois as infecções tendem a persistir nessa área.
URETRA
As uretras masculinas e a femininas se diferem em seu trajeto. Na mulher, a uretra é curta (3cm) e faz parte exclusivamente do sistema urinário. Seu óstio externo localiza-se anteriormente à vagina e entre os lábios menores. Já no homem, a uretra faz parte dos sistemas urinário e reprodutor. Medindo cerca de 16cm, é muito mais longa que a uretra feminina. Quando a uretra masculina deixa a bexiga, ela passa através da próstata e se estende ao longo do comprimento do pênis.