França
Literatura
A França é o país com o maior número de Prémios Nobel de Literatura. Os cidadãos franceses compõem a literatura francesa, que marcou a literatura de importantes autores, países e línguas.
Belas Artes
As primeiras manifestações artísticas vêm do período pré-histórico. Os pintores clássicos do século XVII são Poussin e Lorraine. Muitos movimentos artísticos aconteceram, decaindo como centro pictórico mundial depois da Segunda Guerra. Na França, a escultura evoluiu por diversos estilos, como o pré-histórico, romano, cristão, românico, gótico, renascentista, barroco e rococó, neoclássico, romântico e os contemporâneos.
Arquitetura
Na França se inventou o estilo gótico, constituído em Catedrais como as de Chartres, Amiens e Notre Dame. O Palácio do Louvre é um exemplo da arte barroca e o rococó na França. Uma das obras mais conhecidas da França é a Torre Eiffel, construída por Gustave Eiffel.
Esporte
A França foi por duas vezes sede dos Jogos Olímpicos de Verão e por três vezes sede dos Jogos Olímpicos de Inverno.
A França é tradicionalmente forte no futebol. Sediou a Copa do Mundo FIFA por duas vezes. O Mundial foi conquistado pela própria França, sendo pela primeira vez campeã na história, ao vencer a Seleção Brasileira de Futebol por 3 a 0 na final. A França também tem forte tradição no tênis. Já foi 9 vezes campeã da Copa Davis. Um dos destaques francês é o judoca Teddy Riner, considerado praticamente imbatível em sua categoria.
Relevo
A maioria do relevo da França é formada por planícies, elas correspondem aproximadamente 2/3 da superfície total da França.
Nas regiões do norte e do oeste existem a