França
BACHARELADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Simulação da ONU
TNP - França
SÃO PAULO
2013
INTRODUÇÃO
Político
A França ao longo dos últimos séculos vem participado de todos os eventos de maior importância no âmbito das Relações Internacionais. Sua participação nesses eventos garante a França um alto nível de influência em diversas atmosferas atuais. A França é declarada República à partir de 4 de outubro de 1958, onde a constituição da V República estipula que “a França é uma república indivsível, laica, democrática e social”.O presidente é eleito por cinco anos por sufrágio universal direto. O presidente nomeia o primeiro-ministro e o ministro escolhe os elementos do governo. O presidente preside ao conselho de ministros, promulga as leis e é o chefe das forças armadas, enquanto o primeiro-ministro lidera a ação do governo que determina e conduz a política da nação. É responsável perante as duas câmaras do parlamento: a nacional e o senado.
A população participa de forma presente no governo, fazendo cobranças em relação as propostas de governo, que vem sendo o maior obstáculo do governo atual (François Hollande).
Atualmente, a França se mostra como ativa e envolvida em diversas relações, podendo destacar que ela desempenha um papel influente como um membro permanente no Conselho de Segurança da ONU, a OTAN, o G-8, o G-20, a UE e outras organizações multilaterais.
Recententemente, a França se tem mostrado ativa em relação a política externa. Nos últimos anos, comandou e participou de diversos conflitos de forma feroz, chegando a participar de três guerras ao mesmo tempo. Ao mesmo tempo que atacava o palácio presindencial na Costa do Marfim, mandava aviões atacar as tropas do poder líbio e ajudava os Estados Unidos na guerra contra o talebans, no Afeganistão.
Economia
No setor econômico, a França mantém seu posto como um dos países mais