Franquias
Franchising é uma ótima estratégia para quem quer abrir o seu próprio negócio e para empresas que desejam ampliar seus negócios, atuar em outras áreas e com investimento baixo. Na franquia o franqueador concede ao franqueado uso da marca, tecnologia, consultoria e produtos ou serviços da mesma.
1. O QUE É E COMO FAZER UMA FRANQUIA
“Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.” (Lei nº 8.955/94, ART. 2º)
Enquanto o franqueador fornece a marca e direitos autorais, o franqueado por sua vez investe na divulgação da marca e repassa parte da receita ao franqueador sob forma de royalties. Todas as condições devem ser pré-estabelecidas no contrato.
A franchising pode representar uma grande oportunidade para quem está pensando em abrir o próprio negócio, mas para isso é preciso primeiramente se informar como funciona o processo para se tornar um franqueado e o tipo de franquia que vai se abrir.
Deve-se buscar uma área com a qual se identifique e goste, analisar o mercado e a viabilidade para se abrir uma franquia e então buscar um franqueador que se adapte com o seu perfil.
O franqueador também deve tomar precauções de selecionar os franqueados que tenham perfil para o negócio em que atuam e garantir que tenha estrutura para atender a rede de franquia, com pessoas preparadas e sistema de entrega adequado.
Após selecionar um franqueador necessário realizar uma entrevista com ele, que caso o aprove deverá mandar, até 10 dias antes da assinatura do contrato ou pré-contrato,