Franquias
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
FRANQUIA E LOJA ONLINE
Lucas Castilho Araújo
Jonathas Maurício
Izaías Santos
São Paulo
2014
Franquia
Franquia é uma estratégia utilizada em administração que tem, como propósito, um sistema de venda de licença na qual o franqueador (o detentor da marca) cede, ao franqueado (o autorizado a explorar a marca), o direito de uso da sua marca, patente, infra-estrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusivas de produtos ou serviços. O franqueado, por sua vez, investe e trabalha na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties. Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício.
É obrigatória a apresentação de uma circular de franquia pelo franqueador, indicando as condições gerais do negócio jurídico. Embora possibilite retorno mais rápido, a compra de uma franquia geralmente exige um investimento inicial alto, pois é preciso prever custos com local de instalação, equipamentos e pessoal.
As técnicas, ferramentas e instrumentos utilizados nas melhores redes de franquias vêm sendo utilizados para aperfeiçoar o desempenho de outros tipos de canais de vendas, como redes de revendas, de representantes comerciais, de assistências técnicas, de distribuidores e outros.
Vantagens da implementação
Possibilidade de abertura de negócio sem necessidade de experiência empresarial no setor;
Redução do risco envolvido, face a utilização de conceito de negócio já experimentado e com sucesso;
Benefício e aproveitamento de marca já com notoriedade no mercado;
Formação inicial e de forma contínua;
Como saber se realmente é um bom negócio para ser investido?
Um das melhores formas de