Franquia
INTRODUÇÃO
Franquia, franchising ou franchise é uma estratégia utilizada em administração que tem, como propósito, um sistema de venda de licença na qual o franqueador (o detentor da marca) cede, ao franqueado (o autorizado a explorar a marca), o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços. O franqueado, por sua vez, investe e trabalha na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties. Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício.
Assim sendo, a seguir, apresentam-se alguns desses termos, bem como uma rápida definição de seu significado conforme aqui utilizadas.
Franqueador: é a pessoa física ou jurídica que concede e vende a franquia.
Franqueado: é a pessoa física ou jurídica que adquire a franquia.
Franquia: esta palavra pode ser utilizada para definir o sistema de franchising como um todo ou uma unidade de negócio franqueada.
Taxa de Franquia: taxa paga pelo franqueado uma única vez para obter o direito de abrir uma franquia. Remunera o franqueador pela concessão do Know-how e por tudo o que ele fez e investiu para tornar a sua marca bem conhecida e de sucesso no mercado. Taxa de Publicidade e Propaganda: tem como objetivo financiar a publicidade e divulgação da marca e conscientizar os consumidores sobre as qualidades dos produtos. O seu montante arrecadado deverá custear o pessoal especializado na produção e criação de anúncios, catálogos, logotipos, CD-ROM, etc.
Com o propósito de estimular o consumo, a publicidade cuida da criação de instrumentos de divulgação dos fatos ou informações a respeito da franquia, dos seus produtos e