P Alto
Samba de partido alto, ou apenas partido alto. Neste texto, vou tentar definir através de pesquisas, a origem desse conhecido gênero musical, além de dar alguns conceitos, sobre a música, estilo, surgimento e etc.
O samba nasceu dos batuques dos povos bantos da Angola e do Congo, foi lá que se originaram os principais traços musicais, e também o partido alto.
Porém hoje em dia vimos uma “desnaturalização” da música como um todo e consequentemente do gênero musical samba. Pois ele hoje é um comercio, a indústria fonográfica massificou e alterou suas raízes para atingir objetivos comerciais. Porém há ainda algumas vertentes e estilos, mesmo nas cidades que resistem e se mantêm relativamente fiéis a sua ideologia fundadora. Esse é o caso do “samba de partido alto” “partido alto” ou apenas “partido”.
O que hoje se conhece como partido alto é uma modalidade de cantoria. E cantoria segundo definições é a arte de criar versos, em geral de improviso e cantá-los sobre uma melodia ou também improvisar.
Há também um tipo de duelo verbal, de forma sempre bem humorada e brincalhona, isso tudo forma-se o partido alto.
O partido sempre foi visto como um samba de estatuto superior, possível somente para sambistas mais inteligentes, de pensamento ágil. Seu nome “partido alto” refere-se às pessoas de alto gabarito, no caso os sambistas mais velhos, conhecedores dos sambas antigos.
Porém sua origem como disse anteriormente começou com os escravos, vindo de países africanos que para se distraírem, ou até mesmo em cerimônias religiosas e de festas, realizavam “batuques”, com diversos ritmos. E é exatamente um desses ritmos O “Samba Amaxixado” mistura de dois ritmos, samba e maxixe, que deu origem ao samba de morro, e posteriormente esse samba de morro “desceu para pista” e criou-se duas vertentes o samba urbano, próprio para ser dançado e cantado em cortejos, e o partido alto, próprio para ser cantado e dançado em roda.