FRANK LLOYD WRIGHT E AS PRAIRIE
Este trabalho consiste em expor algumas, das várias obras, de um dos arquitetos mais importantes do século XX, FRANK LLOYD WRIGHT.
Wright nasceu em 8 de junho de 1867 e faleceu aos 91 anos em 9 de abril de 1959.No início de sua carreira, em 1887, trabalhou para o estúdio de Alder & Sullivan até 1893, quando abre seu estúdio pessoal em Chicago. Inicia assim a carreira mais extraordinária que teve um arquiteto de nosso tempo, no qual construiu mais de 300 edifícios e influenciou duradouramente ao menos três gerações de arquitetos.
A primeira parte (1900 a 1917) da atividade de Wright, compreende numerosas casas residenciais para famílias únicas, as chamadas PRAIRIE HOUSES e poucos edifícios de outros gêneros.
As PRAIRIE HOUSES eram constituídas de longas linhas horizontais baixas que se desenvolviam paralelamente ao lado plano do terreno. Os vastos telhados se esparramavam em direção ao entorno e amarravam as varandas, o porte-cochère e os principais volumes em uma unidade assimétrica e dinâmica. As janelas eram reduzidas a meros filtros de luz- havia poucas paredes sólidas- e os espaços internos estavam interligados. Muitos dos móveis eram embutidos, e o caráter dos interiores era de conforto, sem abrir mão da elegância. No coração da casa estava a área da lareira e todos os diversos espaços da casa eram distribuídos a partir desse elemento centrípeto. Havia também um controle axial e hierarquia, mas as rotações e assimetrias eram articuladas com tais eixos em uma arquitetura de planos superpostos e deslizantes animados por intensos ritmos.
A Casa Ward Willits, de 1902, construída em Highland Park, um subúrbio de Chicago, foi uma das primeiras da fase madura da obra de Wright. Nela ele tentou as várias peças do tipo “Casa dos Prados” e vinte anos depois, ele fez uma análise dessa época e tentou colocar em palavras os princípios orientadores de seus projetos domésticos:
“Primeiro.
Reduzir ao máximo o número de partes