Francisco Seminario
CARACTERIZAÇÃO:
Ninguém está livre de uma possível deficiência irreparável ou não. Pessoas ricas ou pobres, negras ou brancas, cultas ou sem nenhuma instrução.
Pessoas com deficiência são aquelas que tem impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial (que podem ocorres já com o nascimento ou após um acidente) os quais em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com demais pessoas.
Uma deficiência não é algo desejável não há razoes para pensar no contrário. Na maioria das vezes, causará demasiado sofrimento, desconforto, embaraço, lagrimas confusão, olhares mais atentos do grupo e muito tempo e dinheiro. E no entanto, a cada momento que passa, indivíduos nascem deficientes ou adquirem esta condição. (BISCAGLIA,2006).
DADOS ESTATISTICOS:
Segundo a ONU, aproximadamente 10% da população mundial vive com algum tipo de deficiência física ou mental, das quais cerca de 80% em países em desenvolvimento. No Brasil existem, segundo dados do censo do IBGE 2010, 45,6 milhões de pessoas que se declaram com deficiência, o que corresponde a 23,9% da população total. Isso é quase 1 a cada 4 brasileiros.
VIOLENCIA:
A invisibilidade a que as pessoas com deficiência estão sujeitas é apenas um dos aspectos dessa realidade. Dados da ONU mostram, e o governo brasileiro reconhece, que entre as pessoas com deficiência, mulheres e meninas são as mais vulneráveis à violência e ao abuso.
Entre as pessoas mais pobres do mundo, 20% têm algum tipo de deficiência. Mulheres e meninas com deficiência são particularmente vulneráveis a abusos. Pessoas com deficiência são mais propensas a serem vítimas de violência ou estupro, e têm menor probabilidade de obter ajuda da polícia, a proteção jurídica ou cuidados preventivos. Cerca de 30% dos meninos ou meninas de rua têm algum tipo de deficiência, e nos países em desenvolvimento, 90% das crianças com deficiência não frequentam a escola. (Do website da