fotoperíodo da cana
A cana-de-açúcar é uma das culturas de grande importância socioeconômica no Brasil; seus principais derivados são o açúcar (alimento) e o álcool (hidratado e anidro), imprescindíveis ao mercado mundial; outros produtos, também originados dessa cultura e que devem ser salientados, são a aguardente (muito consumida), o bagaço, que é utilizado principalmente como fonte de energia, a vinhaça, que serve de fertilizante, o plástico e o papel.
Um fator significativo que deve ser destacado visto que influencia na produtividade das culturas, é a disponibilidade de água e de nutrientes. Com relação à água, nem sempre as chuvas atendem à real necessidade hídrica das plantas; surge, daí a importância da irrigação. O solo é que dá o suporte para fornecimento de nutrientes para a planta e, não é raro o mesmo não os apresentar na quantidade de que a cultura precisa para o seu pleno desenvolvimento, o que ressalta a importância da adubação, destacando que nesta prática se deve observar o comportamento de cada nutriente com relação à cultura.
Fotoperíodo, luminosidade e temperatura:
O fotoperíodo é um dos principais fatores determinantes do metabolismo de indução ao florescimento da cultura. A cana-de-açúcar é uma planta que floresce somente quando submetida a dias com comprimentos inferiores a um fotoperíodo crítico, sendo, portanto, uma planta de dia curto . Uma planta de dia curto é aquela planta que floresce no período do ano em que os dias são mais curtos que as noites. Desse modo, uma variedade que floresce em um país poderá não florescer em outro.O pendoamento em cana-de-açúcar é iniciado com a diminuição do comprimento do dia. A maioria dos trabalhos concentra-se em encontrar as características do comprimento do dia que induzem o florescimento.
As melhores condições para que o florescimento aconteça são encontradas nas regiões equatoriais do globo, com pequenas variações de temperatura. Nessas condições, o florescimento pode ser induzido em qualquer