Fotojornalismo
Evandro Teixeira, ícone da fotografia brasileira,com mais de 50 anos de dedicação a fotografia e um dos maiores nomes do fotojornalismo nacional, com diversos livros publicados, vários deles inclusive com temáticas do nordeste e do sertão, dono de centenas fotos líricas e jornalísticas, de acontecimentos marcantes, muitas premiações no Brasil e no exterior em sua carreira como repórter fotográfico. Autor de uma das fotos brasileiras mais conhecidas no mundo, a da Passarela dos 100 mil, em 1968, que se tornou símbolo dos movimentos populares contra a ditadura. É protagonista de filme de Paulo Fontenelle e rema de poema de Carlos Drummond de Andrade.
Foi com muita batalha que Evandro construiu uma das mais sólidas e importantes carreiras do fotojornalismo brasileiro.
História
Nascido em 1935, na cidade de Santa Inês, Bahia, Filho de Seu Waldomiro Teixeira Almeida e de dona Almerinda Teixeira Almeida, Evandro viveu toda a sua infância como outros garotos de interior, andando a cavalo, levando uma vida tranqüila. Estudou em um colégio de padres, no primário e fez o segundo grau em Salvador.
Foi ainda garoto que ele teve o primeiro contato com a fotografia, na escola que estudava fazia jornalzinhos interno tendo assim o contato com a foto. Fazia também jornal que circulava na cidade de Jequié e Ipiaú.
Sempre teve veia artística, desde pequeno queria trabalhar com algo relacionado à arte, quando pequeno criava caixas cinematográficas com lâmpadas para brincar de produtor de cinema.
Já quis ser de tudo nessa vida, aviador, escultor, produtor de vídeos, e o que hoje ele é, fotografo. Evandro teve boas influências, Zé Medeiros, grande fotografo que trabalhou no Cruzeiro, foi uma das pessoas que sempre apoiou em seus trabalhos. Aprendeu com grandes nomes da fotografia, quando ia visitar ateliês de fotografia, para se aprofundar no assunto.
Com 23