Farmacêutico
1. Observe a figura seguinte que ilustra as diferentes linhas de defesa do organismo contra agentes patogénicos.
1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5. 1.6. 1.7. 1.8.
As bactérias e os vírus estão entre os agentes patogénicos mais comuns. Distinga-os quanto à sua estrutura e ao seu modo de actuação. Distinga, sucintamente, imunidade inata e imunidade adquirida. Refira duas barreiras físicas que previnem a entrada de agentes patogénicos no organismo. Refira dois conjuntos de proteínas antimicrobianas que actuem na imunidade inata e explique qual a sua função. Explique qual(ais) a(s) causa(s) da febre e qual o seu efeito na imunidade inata. Identifique os tipos de imunidade adquirida representados por A e B. Os anticorpos actuam sobre os antigénios de diferentes modos. Explicite dois desses modos de actuação. Explique a importância das células de memória.
2.
Observe o gráfico seguinte que ilustra a resposta imunitária de um organismo sujeito, num intervalo de algumas semanas, ao contacto com dois antigénios.
Refira quais as células do sistema imunitário que foram activadas pelo primeiro contacto com cada um dos antigénios. Justifique a sua resposta com base em dados do gráfico. 2.2. Compare as respostas primárias e secundária ao antigénio A. 2.3. Explique a resposta secundária ao antigénio A. 2.4. Justifique a especificidade antigénio-anticorpo, com base em dados do gráfico.
2.1.
3.
A figura que se segue ilustra três hipóteses para a realização de um enxerto de pele num indivíduo que sofreu queimaduras graves.
Refira quais as células do sistema imunitário directamente envolvidas na aceitação ou rejeição de um enxerto. Explique como actuam a célula que referiu na alínea anterior na rejeição de um enxerto Discuta as possibilidades de sucesso de cada uma das hipóteses representadas na figura. Refira dois procedimentos que podem ser adoptados para aumentar a taxa de sucesso de