Fotografia Iniciantes
A técnica fotográfica se baseia em três princípios fundamentais:
Sensibilidade do Filme (sensor), ou ISO;
Quantidade de Luz (Abertura Diafragma);
Tempo da Luz (Velocidade do Obturador).
ISO
O ISO mede a sensibilidade do sensor da câmera (que na câmera tradicional é o filme).
Escala do ISO
Existe uma relação matemática fixa entre as sensibilidades dos filmes.
Por exemplo: Um filme de ISO 100 tem o dobro da sensibilidade de um filme de ISO 50, mas a metade a sensibilidade de um filme de ISO 200, e assim por diante. Podemos classificar os ISOs em 3 grupos de sensibilidade: lenta, média e alta.
Lenta (ISO de 25 a 125): são filmes de baixa sensibilidade, necessitando grande quantidade de luz. Permitem grandes ampliações com excelente qualidade e são indicados para fotografias de objetos estáticos, produtos, paisagens e imagens que precisem de grande definição de detalhes, como as fotos técnicas.
Média (ISO de 200 a 400): são filmes que necessitam de uma boa quantidade de luz (menos que a lenta). Este ISO permite imagens de boa qualidade e usados para fotografar quase tudo: natureza, paisagens, fotos em estúdio e retratos.
Grande (ISO de 800 a 3200): são filmes de alta sensibilidade e que necessitam de pouca luz.
São úteis para situações de pouca iluminação, fotos noturnas, shows, ou quando se usa altas velocidades de obturador. Mas .... a resolução das imagens é menor e trazem impressos o que conhecemos como ruído ou granulação.
DIAFRAGMA
O diafragma é uma espécie de cortina que permite a passagem e controla a quantidade de luz que entra na máquina. Essa quantidade de luz é medida através dos chamados números "f"
(fração), ou abertura de lente. Ou seja; imagine a nossa pupila, dilatando-se ou contraindo-se, de acordo com a luminosidade do ambiente: é assim que o diafragma funciona.
O diafragma possui natureza inversa. Ou seja, quanto menor o número , maior será a sua abertura e mais luz entrará na câmera.