Fotografia - Flash
O flash é um dos principais aliados de qualquer fotógrafo e, ainda, uma das ferramentas básicas para podermos realizar alguns tipos de fotografia. Todavia, é também um dos elementos mais desconhecidos e que mais reparo produz a iniciantes e amadores, que amiúde optam por trabalharem sem flash, apenas com a luz de ambiente, perdendo um universo de possibilidades.
O que é um flash?
Antes de mais, vamos definir o que é um flash. Um flash é uma fonte de luz pontual ou, mais concretamente, um dispositivo auxiliar que emite, pontualmente, uma quantidade de luz sobre uma cena de modo a melhor a iluminar.
Com independência de ir integrado na câmera (flash built-it) ou ser externo, cada flash possui um gerador elétrico cuja função é produzir a eletricidade que irá ser liberada pela tocha no momento do disparo. A tocha, por sua vez, é um recipiente com gás xenon que produz um lampejo de luz branca (5500ºK) em contato com a eletricidade transmitida por dois díodos ligados ao gerador.
Por último, o flash possui também uma sapata, isto é, um área de ligação do flash com a câmera de modo a permitir a comunicação entre ambos os dispositivos com o objetivo de o flash funcionar em função das configurações de nossa câmera.
O que não é um flash?
Contar com uma luz portátil é uma grande vantagem, mas aponte isso: é uma vantagem com limites. Em primeiro lugar, o facto de ser uma luz pontual faz com que produza um lampejo muito duro, que deverá ser defumado convenientemente em função da imagem que quisermos obter.
Em segundo lugar, a potência é limitada, de modo a não poder iluminar qualquer objeto a qualquer distância. Pelo geral, os flashes integrados na câmera ou flashes built-it têm um poder de iluminação que não ultrapassa 4 metros. Essa distância é maior para flashes externos, em função da potência do flash, que iremos ver noutro momento.
E, por último, nem todos os flashes servem para todas as câmeras, ou não têm