trabalho
Oficinas de Fotografia nas Aldeias Guarani
Projeto AVA MARANDU
MS – 2010
0
Fotografia: Elis Regina
Fotografamos o que vemos, e o que vemos depende de quem somos.
Ernest Hass
1
Ava Marandu, os Guarani Convidam
O projeto AVA MARANDU – OS GUARANI CONVIDAM envolve a cooperação de governos, sociedade civil organizada e as Nações Unidas em uma causa com grande repercussão no mundo de hoje: os direitos humanos e a sustentabilidade em bases culturalmente diferenciadas dos povos indígenas.
Trata-se de projeto cultural, em realização de 1° de janeiro a 30 de junho de 2010, que reúne atividades voltadas para as questões dos direitos humanos dos Povos Guarani. O foco da iniciativa é sensibilizar a população em geral para as gravíssimas violações dos direitos humanos que afligem, com grande repercussão, os Guarani, Kaiowa e Ñandeva do Mato Grosso do Sul, uma população superior a 40 mil pessoas.
O projeto visa promover a reflexão sobre o confinamento social e cultural que aflige especialmente essas etnias e incidir, por meio da valorização cultural, sobre a autoestima dos jovens. Insere-se no esforço de fortalecer a identidade étnica e o protagonismo dos Kaiowa e
Ñandeva, informa os não índios sobre a cultura indígena, suas tradições e conhecimentos, e propicia a oportunidade de intercâmbio e troca de experiências entre os Guarani e a população não indígena.
Espera-se uma nova percepção, pelas futuras gerações, da cultura, dos valores e dos direitos dos
Povos Guarani, como integrantes de coletividades indígenas e enquanto cidadãos brasileiros, e um novo patamar de discussão para a questão indígena em Mato Grosso do Sul, com a ampliação do debate sobre diversidade cultural no Brasil.
Oficinas de Cinema e Fotografia nas Aldeias
As oficinas visam estimular a utilização da fotografia e do cinema para registro, documentação, memória e expressão de olhares dos indígenas.
Serão realizadas nas aldeias Guyra Roka e Te‟ýikue, no